Seu passado não te condena

12 dez

03Imagem: Pinterest

Tudo bem, eu sei que a frase do título não passa de uma piada. Mas sabe que ela me fez pensar? A gente se prende muito ao que já aconteceu, ao que já passou. Sejam acontecimentos bons ou ruins. Quer um exemplo? Aí vai: quantas vezes você já julgou uma pessoa só pelo passado dela? Pior, quantas vezes você achou que não merecia ou não era capaz de algo por conta de situações passadas? Pelo menos eu já fiz as duas coisas.

Por exemplo, eu já me afastei ou evitei o contato com pessoas cujo passado eu não aprovava. É triste, mas é verdade. E tem mais. Por conta da timidez e insegurança (não esqueçam da ansiedade generalizada), perdi várias boas oportunidades, incluindo uma vaga em uma universidade federal. Foi uma vergonha danada. Comecei a achar que eu não conseguiria conquistar nada na minha vida. Fiquei tão arrasada. Passei a rejeitar propostas e fugir de eventos que me deixariam nervosa, pensando que eu sempre iria estragar tudo. Não me achava uma pessoa ‘normal’.

Viu? Todo mundo faz isso. O problema está em considerar este tipo de atitude normal. Não é. Se não está certo julgar o passado de outras pessoas, por que estaria fazer isso com nós mesmos? O passado não pode definir quem somos hoje. Uma decepção não pode nos impedir de arriscar, de tentar ser feliz. No meu caso foi importantíssimo parar de acreditar que aquele tipo de situação seria constante em minha vida. Tive que esquecer mesmo. Hoje, estou formada há quatro anos e planejando um mestrado. E tenho muito o que melhorar ainda.

Toda esta reflexão me fez lembrar de uma frase famosa do meu seriado favorito na adolescência.

Não deixe seu fogo se apagar, faíscas por insubstituíveis faíscas, na troca perdida no não exato, do ainda não, do de jeito nenhum. Não deixe o herói na sua alma se extinguir, numa frustação pela vida que você mereceu e nunca pode alcançá-la. O mundo que você deseja pode ser ganho. Ele existe, é real. Não asfixie. É possível. É seu. (One Tree Hill)

Esta citação exprime bem o que acredito hoje. A vida que desejamos e com a qual tanto sonhamos existe. Ela pode ser minha. Ela pode ser sua. Não deixe que crenças, erros e traumas te impeça de chegar até ela. Não se acomode em um presente insatisfatório só porque é mais fácil. Tome as rédeas e crie um futuro melhor, começando agora. Vai dar trabalho, claro (diga-me algo que não dê trabalho), mas não é impossível. Basta você acreditar e se dedicar. Se existe alguém capaz de mudar sua vida, este alguém é você mesmo.

O que acharam do post? Se você quiser compartilhar alguma experiência ou dar alguma sugestão para o blog melhorar, deixe um comentário ou então me envie um email no endereço contato@palavrasdestorcidas.com.br.

  • Categorias: Bem Estar, Estilo de Vida | Tags: , ,

  • Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home/palav807/public_html/wp-content/themes/inlovedesign/single.php on line 48