5 desafios que os tímidos enfrentam

28 set

Imagem: FonteImagem: Fonte

Ser tímido não é fácil não, meu povo! Não importa se a timidez é algo que já faz parte da gente desde que nascemos, ou se surgiu devido a algum acontecimento embaraçoso, não é algo que podemos ligar ou desligar (o que seria muito conveniente, aliás). O que importa mesmo é aprendermos a lidar com ela da melhor forma, e do nosso jeito. Então não adianta mãe, pai, filho, vizinho, papagaio, etc virar e dizer que devemos nos soltar mais. Acredite, NÓS SABEMOS!!

Eu faço parte do grupo dos acanhados, e diariamente lido com desafios que só quem é tímido entende (ou será que não?). Aí vai o meu top 5! 😀

1. Entrosar-se em ambiente desconhecido. E não me refiro apenas àquele barzinho com os colegas dos colegas na noite de sábado, ou ao grupo da boate ou da academia. Não. A dificuldade em se enturmar se estende também para o ambiente profissional e acadêmico. Primeiro dia de aula ou em um emprego novo? O tímido está suando só de pensar.

2. Falar em público. Este aqui assusta até os “mais saidinhos”, né? Imagina ter várias pessoas focadas em você, te observando minusiosamente e analisando tudo o que você vier a falar? A timidez atrapalha muito nesta hora, e é difícil ter concentração e tranquilidade para que o nervosismo não comprometa nosso desempenho em apresentações de trabalhos, palestras ou o que for.

3. Ser espontâneo. Eu considero essa uma das maiores dificuldades para o tímido que, por definição, teme a avaliação e julgamento alheios. Como então ser espontâneo? Estamos o tempo todo achando que vamos falar besteira, que vamos cometer algum deslize. É uma tarefa difícil, tanto que a maioria só consegue ‘se soltar’ quando confia na outra pessoa.

4. Conseguir se expressar. Este desafio muitas vezes caminha lado a lado com o de ser espontâneo, mas nem sempre. Às vezes não conseguimos nos defender quando alguém invade nosso espaço e nos desrespeita. Às vezes não conseguimos dizer como nos sentimos. Ás vezes não temos coragem de reclamar o pedido errado no restaurante. E tudo isso dá margem a diversos abusos, onde o outro acha que somos “patetas”.

5. Lidar com quem não entende a timidez. Logo atrás das pessoas que pensam que somos bobos e tentam nos passar a perna, estão aquelas que acham a timidez engraçada e tentam ‘nos ensinar’ como sermos extrovertidos como elas. Quem dera que fosse fácil assim, né? A sociedade valoriza quem ‘faz barulho’ em detrimento de quem ‘só observa’, portanto não é difícil encontrar alguém por aí que faça piada e ache que pode ‘nos consertar’. A questão é que não estamos quebrados.

Galera! Gostaram do post? Só para lembrar, sentir um pouco de timidez é normal, principalmente em contextos nos quais nos colocamos em evidência. No entanto, se você passa a fugir de situações por medo, é o caso de pedir a ajuda de um terapeuta. Não é vergonha nenhuma, viu? E você só tem a ganhar, afinal, vai passar a conhecer gente nova, bater papo, e dar um novo rumo para sua vida pessoal e profissional.

  • Categorias: Bem Estar, Estilo de Vida | Tags: , , ,

  • Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home/palav807/public_html/wp-content/themes/inlovedesign/single.php on line 48